O que faz uma Administradora de Condomínios?
- Rodrigo Barrago

- 27 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Muitas pessoas que vivem em condomínios residenciais sequer sabem que muitos deles são gerenciados por administradoras de condomínios. Isso porque o trabalho dessas empresas pode parecer um mistério para quem não tem muito conhecimento na área.
Você sabe exatamente o que faz uma administradora de condomínios? As administradoras de condomínios têm um papel fundamental na gestão de edifícios e conjuntos habitacionais.
Essas empresas são responsáveis por uma série de atividades que vão desde a manutenção das áreas comuns até a gestão financeira do condomínio.
Uma administradora de condomínios é responsável por gerenciar as finanças, a manutenção e a organização de condomínios residenciais ou comerciais. Dentre as principais funções, podemos citar:
Gestão de recursos humanos: tomar conta da folha de pagamento dos funcionários, realizar contratos de trabalho e contratar novos prestadores de serviço.
Gestão jurídica: uma administradora de condomínios tem expertise para oferecer assessoria jurídica para o condomínio. Também pode atuar no caso de inadimplências e realizar uma cobrança judicial.
Gestão administrativa: esse é um dos principais motivos pelos quais síndicos optam por contratar uma administradora de condomínios. Ela vai emitir e enviar os boletos de taxa condominial mensalmente para os moradores, administrar a taxa de inadimplência, gerenciar todos os detalhes fiscais e contábeis do condomínio e organizar a prestação de contas, além de todos os documentos.
Gestão financeira: oferecer assessoria para a previsão orçamentária anual, gerenciar o fundo de reserva e as contas a pagar, apresentar relatórios de receitas e despesas do condomínio e administrar a conta bancária.
Quando contratar uma administradora de condomínios?
Saber o momento certo de contratar uma administradora de condomínios é a pergunta mais frequente entre os síndicos.
Um síndico deve considerar a contratação de uma administradora de condomínios quando percebe que não possui tempo suficiente ou conhecimento técnico para administrar o condomínio de forma eficiente.
Uma administradora de condomínios pode ajudar o síndico a gerenciar as finanças do condomínio, lidar com questões legais, supervisionar os funcionários do condomínio, prestar contas aos moradores e ajudar a planejar e realizar projetos para melhorar o condomínio.
Além disso, uma administradora de condomínios pode trazer uma visão imparcial e profissional para a tomada de decisões, o que pode ajudar a evitar conflitos entre os moradores.



Comentários